- Ano: 2012
-
Fotografias:Sharrin Rees
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ippudo foi projetado para apresentar a cultura do macarrão japonês ao jantar australiano. Mais do que apenas um restaurante, é uma galeria da cultura do macarrão, exibindo tigelas e colheres tradicionais, bem como uma tradicional parede de argila de Hakata, berço de Ippudo. O entusiasmo da equipe se reflete em suas saudações e em seu trabalho - tudo se torna parte da experiencia gastronômica de Ippudo.
O desafio do restaurante foi o forro ondulado de madeira, que representa a "rajada de vento", significado literal japonês para Ippudo. Ele apresenta uma narrativa da história de Ippudo, e permite uma compreensão profunda das tradições do jantar japonês. Ippudo permite que você escape - a atmosfera é convidativa. A luz, o revestimento e a madeira criam textura e profundidade.
Ippudo é conhecido pelas louças "artesanais". O processo de preparação do macarrão é parte da experiência, com fotos e livros sobre o procedimento e sobre a receita. Esta atenção meticulosa aos detalhes vai da comida até o interior, onde o excelente detalhamento é visto na aplicação de acabamentos naturais. O interior é natural e emocionante - as curvas suaves da madeira são acolhedoras, a experiência geral é uma interpretação única e moderna do jantar no Japão.
O elemento determinante do projeto do interior foi incluir o afeto e a integridade da família Ippudo, enquanto cria um design emocionante e atemporal. Como o primeiro restaurante Ippudo na Austrália, o projeto procura criar um interior aconchegante e convidativo que não apenas reforça a experiência da refeição, mas expõe uma interpretação moderna das características do jantar tradicional japonês.
O forro ondulado de madeira foi um desafio de projeto altamente compensador. Como a principal característica do interior do restaurante, a geometria e a qualidade do produto final foram supremas. Os perfis das telas em madeira foram projetados como um sistema modular, possibilitando que fossem pré-fabricados. Cada painel incorpora uma moldura de alumínio "flexível", que pôde ser curvado no local. Nervuras de madeira compensada, cortadas com o uso de tecnologia CNC, permitiram uma geometria regular, ao redor das quais cada painel foi curvado e fixado, proporcionando um processo eficiente de instalação e possibilitando desperdício mínimo.
O sistema construtivo assegurou que cada parte se encaixasse quase que perfeitamente dentro do edifício e umas com as outras. Com a ajuda do espelho o efeito é de um espaço de cobertura dramático e contínuo, criando um interior de alto impacto. O sucesso ininterrupto desde a inauguração do restaurante é prova do projeto bem sucedido e da sustentabilidade social.